quinta-feira, 22 de março de 2012

Orientação pela Lua !






A orientação pela Lua é parecida com a feita pelo Sol. Em noites de lua cheia abra os braços estendendo o braço direito para onde nasce a luz, ou seja, leste. Enquanto isso o braço esquerdo aponte para oeste, a frente fica para norte e às costas para sul


Lua é o único satélite natural da Terra, o corpo celeste que está mais próximo do nosso planeta e o único visitado pelo homem até hoje. Essa distância é variada: no perigeu, quando está mais perto, o afastamento é de 356.334 km; já no apogeu, em que está mais distante, é de 406.610 km. Em relação à Terra, sua massa é 81 vezes menor e seu diâmetro, de 3.476 km, 3,66 vezes inferior. Sem atmosfera, de superfície seca e bem acidentada, apresenta montanhas e crateras. Suas regiões planas são chamadas de mares.

A Lua não possui luz própria. Ela reflete a luz do Sol e de modo diferente segundo a posição em que se encontra. Essas variações são chamadas de fases da Lua. A lua nova ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol e a face voltada para a Terra fica totalmente escura. Em seguida surge uma região iluminada, que vai aumentando até chegar ao quarto crescente. A lua cheia acontece quando o disco lunar fica totalmente iluminado. Na seqüência, a porção iluminada decresce até o quarto minguante. A partir daí, diminui novamente até chegar à lua nova, recomeçando o ciclo.

A evolução da Lua em torno do nosso planeta dura cerca de 27 dias e oito horas, o mesmo tempo que gasta para completar uma volta ao redor de seu próprio eixo (movimento de rotação). Por isso, o satélite apresenta sempre a mesma face voltada para a Terra, o que corresponde a 59% de sua superfície. A face oculta da Lua só foi revelada pelas fotografias emitidas pela sonda soviética Lunik 3, em 1959.

Água na Lua - Em dezembro de 1996 surge o primeiro indício da existência de água na Lua. Cientistas da Nasa anunciam que a sonda espacial Clementine teria captado sinais de um lago gelado situado na cratera de Aitkin, no pólo sul do satélite. Segundo os cientistas, o gelo teria surgido há 3 bilhões de anos, a partir da colisão de um cometa carregado de gelo com a Lua. Em junho, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, publicam um estudo no qual contestam o resultado da análise das informações obtidas pela sonda. No Observatório de Arecibo, em Porto Rico, eles repetiram a experiência emitindo ondas de radar para o mesmo local da Lua onde havia sido identificado o suposto lago congelado. Mas o reflexo não indicou a presença de água. O fundo da cratera é, provavelmente, um terreno áspero e rochoso. No entanto, a confirmação da descoberta deve acontecer em janeiro de 1998, quando a sonda Lunar Prospector vai sobrevoar a cratera de Aitkin. A sonda levará um espectrômetro de nêutrons, instrumento capaz de identificar moléculas de hidrogênio, um dos componentes da água.


Distância da Terra: de 356.334 km (perigeu) a 406.610 km (apogeu)
Duração da órbita: 27 dias e 8 horas
Duração do dia lunar: 27 dias e 8 horas
Diâmetro: 3.476 km
Massa: 0,012 vezes a massa da Terra.

21 comentários:

  1. Me ajudou bastante em meu trabalho escolar. Obrigada!
    att: Emily

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Me fez tirar 10 no meu trabalho de geografia.UHU

    ResponderExcluir
  4. Me fez tirar 10 no meu trabalho de geografia.UHU

    ResponderExcluir
  5. me ajudou a responder o meu trabalho todinho obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu amei me ajudou muito na escola e me fez tirar um 10 vlw muitoooo

    ResponderExcluir
  8. Ameiiii me ajudou muito obg 😁😁😁

    ResponderExcluir
  9. Valeu me fez acertar 3 questões no ENEM

    ResponderExcluir
  10. Ajudou a fazer o trabalho do meu filho. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir